05/03/2019

Há Poder Em Suas Palavras!


Olá pessoal, estamos de volta com uma pergunta confrontadora, não é de hoje que ouvimos o ditado: quem muito fala nada faz, será que não faz mesmo? Talvez não faça o bem ou o que deveria fazer, mas com certeza faz algum estrago.

O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma das angústias.
(Pv 21.23)

O problema não está no falar, mas no que se fala, com quem fala, onde e quando, o chamado inconveniente.



O certo seria sempre pensar antes de falar, para não se arrepender depois ou em alguns casos nem falar, não sabemos como o interlocutor vai receber a mensagem que estamos emitindo, é normal do ser humano interpretar o que houve conforme seu estado de espirito no momento, talvez uma crítica pode soar como ofensa, grosseria ou afronta.

O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades. (Pv 15.28)

Mas não podemos negar que a palavra falada a seu tempo, pode resolver conflitos, sanar inquietações e concretizar laços de amizades duradouros. Há momentos em que precisamos receber uma palavra para acalmar os ânimos, fortalecer propósitos, encorajar no caminho e quando ouvimos o nosso dia se torna outro.

 Mas o contrário também acontece. Sem ao menos esperar recebemos palavras que tentam nos deixar desencorajados, ofendidos, magoados, porém nós temos a opção de não deixar que essas palavras nos afetem, a ponto de nos paralisar.

Não se deixe levar por palavras, você não sabe a intenção de quem as dizem!

A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto" (Pv 18.21)

Temos que ter cuidado ao falar, a mesma boca que consola, se não vigiar entristece as pessoas, desestrutura sonhos e quando falada com maridos, esposas, filhos, podem deixar sequelas que podem não ser curadas, ao menos que essa vida dê espaço para que o Espirito Santo a cure.

A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito. (Pv 15:4)

E por fim se você deseja conhecer alguém, não necessita muito esforço apenas a ouça.

Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.Mt 12:34

Espero que sejam edificados por essa palavra, Deus abençoe a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixa sua opinião sobre o post, dê sugestões, Participe!
Obrigada :D