20/01/2015

Série Finanças:Você Pensa Antes de Comprar? Parte 1

Você pensa antes de comprar?

como melhorar a vida financeira

Oi pessoal, como o blog é bem pessoal, vamos falar de finanças, quero registrar algumas atitudes que venho colocando em prática em minha vida e que tem surtido efeitos, aprendi com meu marido a não gastar tudo que tenho por que isso me trará consequências diversas.

Em se tratando de dindin, capilé, dilmas, Money e etc, isso nos lembram das práticas consumistas, promoções, dívidas, poupança, cartão de crédito, cheque, limites (?) e arrependimento.  Dentro dessa escala vou separar um dia da semana para esclarecer cada uma, hoje vamos falar então do consumismo e práticas de consumo.
Imagem

Você é consumista em excesso? Vamos então esclarecer o que é consumismo: refere-se a um modo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade), frequentemente atribuído pelos meios de comunicação de massa. Agora vamos à reflexão, o que te leva a comprar determinado produto ou contratar serviços? Será que tudo que você tem partiu de uma necessidade plausível? Ou foi por que está na moda, viu sua amiga comprar e gostou (talvez ela tivesse essa necessidade e você tem?). Comprou por que viu que tinha um dinheirinho na conta ou carteira e não se controlou e comprou, Foi convencida pelo vendedor (Isso é sério, tem vendedor que conhece as práticas de vendas e convence).

Essas são só algumas situações que acontecem que nos fazem gastar o pouco que temos com coisas que não necessitamos, eu aderi recentemente a listas, onde controlo tudo que compro e analiso o que já tenho para evitar o excesso, se tenho uns 20 pares de calçado e vejo que não estou usando, não compro mais nenhum e sim me disciplino a usar o que já tenho, muitas vezes não é a necessidade que nos fazem comprar e sim os olhos que brilham nas vitrines.

Obs: Se você é do tipo que se endivida para ter algo, mas não consegue parar de comprar, ou guarda roupas com etiquetas e esquecem elas no armário ou em caso mais extremo, compra e se arrepende de ter comprado, busque ajuda, não se prejudique ainda mais, reconheça que precisa mudar algo em sua vida, é o primeiro passo.


Dar se o caso em que as pessoas compram como um meio para diminuir ansiedade, ou tentar esquecer os problemas dando um passeio em lojas e comprando tudo que veem, para disfarçar tristezas momentâneas, é chamado de consumistas compulsivas (exageradas), o não tratamento desses problemas podem trazer prejuízos financeiros, sociais, psicológicos e etc. Saiba mais aqui.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:10

Título do Próximo Post da Série Finanças: Será que é Promoção ou Enganação?

Participe Pelas Redes Sociais
 Fanpage                           ♥ Twitter                          Instagram  ♥ Youtube


10 comentários:

  1. Ameei
    E me achei no texto :o
    Eu comprava p diminuir ansiedade mesmo, ficava maluuuuca..mas agr já aprendi a me controlar rs
    Beijos
    blog: http://ingridegoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maya, fez muito bem, temos que dominar nossos impulsos.
      Bjos :D

      Excluir
  2. Vou ser sincera viu, as vezes eu penso, outras não kkk' mas, estou tentando me organizar financeiramente.

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor se adequar viu, para não ter dores de cabeça depois, bjo :D

      Excluir
  3. Oi Ná! Pelo primeiro post já vi que os outros serão incríveis também, e que vão me ajudar muito viu! Eu e meu noivo somos assim, não conseguimos ficar com dinheiro em casa, por exemplo. Mas pela graça de Deus iremos conseguir :)
    Vou com certeza acompanhar as outras postagens!
    Super beijo ♥
    www.pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Patricia, o negócio é investir em algo rentável, já que não consegue guardar, assim vai utilizar de maneira correta seu dinheiro.
      Bjos e obrigada :D

      Excluir
  4. Eu nunca penso antes de comprar ! hahaha
    Mas estou trabalhando nisso e melhorando, tem que melhorar né? :D

    Beijos!
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Carol, isso faz toda diferença, ter controle financeiro alivia boa parte de nossas dores de cabeça.
      Bjos e obrigada :D

      Excluir
  5. eu sou consumista, mas estou me controlando e melhorando hihi, nunca penso muito antes de comprar, geralmente saio por ai comprando tudo que acho lindo, mas estou me esforçando para melhorar!
    http://www.hurricanestars.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aláina, cuidado moça, isso pode te prejudicar com o passar do tempo, se controle rs'
      Bjos e obrigada :D

      Excluir


Deixa sua opinião sobre o post, dê sugestões, Participe!
Obrigada :D