fevereiro 13, 2012

A ALMA FARTA PISA O FAVO DE MEL


A ALMA FARTA PISA O FAVO DE MEL

Pr. Teófilo Karkle


A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce. (Provérbios 27.7)

Preâmbulo: A Palavra de Deus é como alimento: pão, leite e mel. Houve quatro personagens bíblicos que comeram a Palavra (Figurativamente)

Jeremias: (Jr 15.16) Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.


Ezequiel: (Ez 3.3) E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.


João: (Ap 10.10) E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.


Davi: (Sl 119.103) Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca”.


Definição de Alma: A alma é o conjunto de coisas: emoções, sentimentos, razão, memória, é a formação do seu caráter é o conjunto de coisas que você vive.


Como se alimenta a alma? A alma se alimenta pelos olhos, e pelos ouvidos. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. (Rm 10.17) De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.


A Incredulidade também vem pelo ouvir. Basta você ouvir uma critica de um produto você não quer mais saber dele.


I - NOSSO CULTO TEM QUE TER MEL

1.    Nosso culto tem que ser completo em seus ingredientes. (1 Co 14.26) O culto na Igreja de Corinto era assim: Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. Não pode ser só revelação. Não pode ser só para tratar de enfermidades.

2.    Nosso culto tem que ser também racional: Racional é que passe pela razão, que seja entendível. (Rm 12.1) Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

3.    No nosso culto o simples ouvinte tem que dizer “amem” ao entender o que ouviu: (1 Co 14.16) De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?

4.     Não podemos aceitar como mel o que não tem nada de mel. (1 Jo 4.1) Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

5.    Tem que saber equilibrar as coisas boas: Sempre que vejo alguém falando que hora 2 horas por dias, me da uma sensação de jactância.

6.    Tempo de abundancia: Vivemos tempo onde há abundancia de Bíblias: Bíblia on-line, em MP3, no celular. Há uma abundancia de versões de Bíblias e de formatos, as capas já não são apenas pretas, mas cor de Jeans, EVA, rosado, verde.


II - SINTOMAS DE UMA ALMA FARTA, CONHECE VOCÊ ALGUÉM ASSIM?

1.    Não se alegra mais com a salvação de uma pessoa: como os anjos fazem. (Lc 15.7) Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

2.    Acostumou-se com o crescimento da Igreja: Talvez nunca vivesse o tempo de ter um só violão no culto.

3.    Pode ser uma alma enferma. É uma alma que se enfastiou, enfadou-se. Uma alma enferma não tem apetite. Quando há ausência de fome e sede no organismo, isso é sinal de enfermidade, é sinal de que estamos doentes, de que estamos mal.

4.    Já sabe o que se dirá de um texto lido: Não coloca a melhor atenção para receber a palavra.

5.    Tipo a igreja de Laodicéia (Ap 3.17) Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.

6.    Uma alma farta, gera um espírito pesado: desanimado, sempre tendendo a desabar.


III - ALMA FAMINTA – QUER CONHECER UMA?

1.     Alma faminta tem fome e sede de Justiça: (Mt 5.6) Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

2.     Alma faminta se alegre nos mínimos detalhes: Por cada detalhe ela glorifica ao Senhor espontaneamente.

3.     Alma faminta, pequenos milagres são milagres: Não precisa vir um anjo do céu fazer uma grande obra.

4.     Exemplo do Salmo 42.2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?”A fome e sede por Deus, levavam os salmistas a se perguntarem: "...quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?”Para os que têm fome e sede de Deus, não dá tempo nem de esperar o próximo culto, a próxima reunião.

5.     Exemplo do Salmo 63.1-3 Quem tem fome de Deus não dá nem tempo de esperar amanhecer o dia, porque eles dizem: “de madrugada te buscarei”. Salmo  63 é de Davi quando estava no deserto de Judá: O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;  Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário. Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.

6.     Famintos são assim: Buscam mais a Deus, querem estar mais tempo na oração, mais tempo na leitura bíblica.


2 comentários:

  1. Muito bom mesmo.

    Que o SENHOR continue te usando para falar deste jeito.

    Na graça que é de graça!

    ResponderExcluir
  2. É disso que nós precisamos, nos envolver mais com as Coisas do alto e nos entregar por inteiro para o Senhor, Pastor muito edificante a mensagem e que Deus continue abençoado o senhor.
    Paz do Senhor

    ResponderExcluir


Deixa sua opinião sobre o post, dê sugestões, Participe!
Obrigada :D

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...